PROGRAMAS DE APOIO À FORMAÇÃO

Nesta área encontra informação sobre os programas de apoio à formação, geridos pelo IAPMEI,  e apoiados pelo Fundo Social Europeu, no domínio da competitividade e internacionalização.




PROGRAMA FORMAÇÃO-AÇÃO ACADEMIA DE PME


O Programa Formação-Ação Academia de PME é gerido e dinamizado por entidades promotoras responsáveis pela implementação do programa nas empresas. Estas entidades candidatam-se previamente ao concurso para apoio a projetos conjuntos de formação-ação, inserido no sistema de incentivos às empresas, na tipologia de investimento Qualificação e Internacionalização das PME do Compete2020.

Formação-Ação é uma metodologia de capacitação empresarial que articula a formação em sala, a ação na empresa e a consultoria individualizada, com vista ao desenvolvimento de competências dos gestores e aumento da competitividade das empresas. 

As ações previstas para 2022 e 2023 foram concluídas na sua totalidade. 

A última ação foi concluída em junho 2023: Referimo-nos à 3ª ação da entidade promotora AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, sob a temática "Implementação de sistemas de gestão", destinada a empresários e gestores de PME.

O impacto do programa nas 15 PME da região Norte foi muito positivo, tendo permitido atingir alguns indicadores importantes, como:

      • 14 empresas indicaram ter havido incremento na eficiência dos seus processos internos;
      • 10 empresas com aumento de volume de faturação, sendo que em 7 deles o crescimento foi a 2 dígitos;
      • 22 postos de trabalho foram criados no decorrer do programa;
      • 13 empresas identificam necessidades imediatas de contratação, havendo o potencial de criação de 35 novos postos de trabalho.
Quanto aos participantes, que eram na sua maioria empresários ou gestores das PME participantes, 12 adotaram novos modelos e técnicas de gestão e incrementaram a sua aptidão a nível de gestão e/ou inovação.


A lista de entidades promotoras pode ser consultada aqui.

Contacte a  Academia de PME do IAPMEI através do email academia.pme@iapmei.pt.


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOS CLUSTERS DE COMPETITIVIDADE 


Os Clusters de competitividade estão em desenvolvimento. Trata-se de projetos conjuntos de formação, promovidos por uma entidade promotora (associações privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME), que apresenta candidatura para desenvolver um programa estruturado de intervenção formativa num grupo de PME participantes.

Com este programa pretende-se, através da formação profissional para os trabalhadores das PME, reforçar o ajustamento entre as necessidades das empresas e as qualificações dos trabalhadores, especialmente em processos de mudança e inovação, em alinhamento com as estratégias de eficiência coletiva dos clusters dos avisos e com as áreas prioritárias dos respetivos pactos setoriais.



links

Balcão 2020

POCI - Compete 2020


Última alteração: Segunda, 20 de Novembro de 2023 às 16:42