PROGRAMAS DE APOIO À FORMAÇÃO

Nesta área encontra informação sobre os programas de apoio à formação, geridos pelo IAPMEI,  e apoiados pelo Fundo Social Europeu, no domínio da competitividade e internacionalização.


PROGRAMA FORMAÇÃO-AÇÃO ACADEMIA DE PME


O Programa Formação-Ação Academia de PME é gerido e dinamizado por entidades promotoras responsáveis pela implementação do programa nas empresas. Estas entidades candidatam-se previamente ao concurso para apoio a projetos conjuntos de formação-ação, inserido no sistema de incentivos às empresas, na tipologia de investimento Qualificação e Internacionalização das PME do Compete2020.

Formação-Ação é uma metodologia pioneira de capacitação empresarial que articula a formação em sala, a ação na empresa e a consultoria individualizada, com vista ao desenvolvimento de competências dos gestores e consequente aumento da competitividade das empresas.

Para mais informações sobre as ações previstas para 2021 contacte as entidades promotoras ou a Academia de PME do IAPMEI através do email academia.pme@iapmei.pt.


Nova ação com início em outubro 2021: Inscrições abertas para PME da região norte!
A Associação para o Desenvolvimento e Promoção de Empreendedorismo em Portugal | ADPEP prepara-se para dar início à 2ª ação do seu projeto, no âmbito do Programa de Formação –ação “Academia de PME”, com a temática “Otimização de recursos financeiros e controlo de gestão”.

As inscrições ainda estão abertas para micro, pequenas e médias empresas da região Norte.

Contamos com a sua participação!

Para mais informações contacte:
Graça Xavier | A Associação para o Desenvolvimento e Promoção de Empreendedorismo em Portugal | ADPEP 

formacao.gx@adepep.pt  | Tel:  229389111/2


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOS CLUSTERS DE COMPETITIVIDADE 


São projetos conjuntos de formação, promovidos por uma entidade promotora (associações privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME), que apresenta candidatura para desenvolver um programa estruturado de intervenção formativa num grupo de PME participantes.

Com este programa pretende-se, através da formação profissional para os trabalhadores das PME, reforçar o ajustamento entre as necessidades das empresas e as qualificações dos trabalhadores, especialmente em processos de mudança e inovação, em alinhamento com as estratégias de eficiência coletiva dos clusters dos avisos e com as áreas prioritárias dos respetivos pactos setoriais.

Para mais informações, consulte os seguintes avisos:

Os presentes AAC têm aplicação nas regiões NUTS II do continente, Norte, Centro e Alentejo.

Nota: Os avisos acima referidos foram republicados em 30.06.2021 com alteração no ponto 17. Assim sendo, ao abrigo destes concursos, o prazo para a apresentação de candidaturas decorre até ao dia 30 de julho de 2021 (19 horas).



LEGISLAÇÃO

Aviso n.º 07/SI/2019, alteração n.º 1 | Novo prazo - PDF - 420 KB

Aviso n.º 07/SI/2019 | Abertura de concurso - PDF - 1203 KB

BROCHURAS E FOLHETOS INFORMATIVOS

Programa Formação-Ação Academia de PME | 2020 - PDF - 1073 KB

Entidades Promotoras e Calendarização | 2019-2021 - PDF - 250 KB

LINKS

Balcão 2020
POCI - Compete 2020
Plataforma de gestão de projetos de Formação-Ação da Academia PME - Entidades Promotoras


Última alteração: Sexta, 1 de Outubro de 2021 às 10:59