FERRAMENTAS DE APOIO AO EMPRESÁRIO E EMPREENDEDOR

Nesta área pode encontrar um conjunto de ferramentas de apoio à gestão e avaliação de desempenho do seu negócio.


MAP | Mecanismo de Alerta Precoce

 MAP - Mecanismo de Alerta Precoce é uma medida associada à implementação de instrumentos que contribuem para que ocorram processos de reestruturação empresarial mais eficazes.

É um instrumento de prestação de informação, que disponibiliza às empresas indicadores de natureza económica e financeira compilados a partir da Central de Balanços do Banco de Portugal, com base nos dados constantes da Informação Empresarial Simplificada (IES), e analisados pelo IAPMEI.

Saiba mais aqui.


Este projeto desenvolvido pelo IAPMEI recebeu a mais alta distinção dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA)  2023, o Grande Prémio do Júri


Plataforma Shift2Future


A iniciativa SHIFT2Future visa dar continuidade ao projeto piloto SHIFTo4.0  com o objetivo de apoiar e acelerar a transição das empresas para a economia 4.0, capacitando os empresários com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.


O SHIFT2future é destinado a PME dos setores de moldes e plásticos, pedra, cerâmica e vidro, têxteis e calçado, automóvel e aeronáutica, IT e IoT, metalomecânica, agroalimentar e turismo, nas regiões Norte, Centro e Alentejo que integrem, ou pretendam vir integrar na sua estratégica empresarial a transição digital.

Saiba mais em: https://www.shift2future.pt/

 

Diagnóstico i4.0  


O diagnóstico SHIFTo4.0 avalia a maturidade digital das empresas e disponibiliza um relatório com linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0. Até abril de 2022 e no âmbito do projeto SHIFT2future estão disponíveis, sem custos para as PME diagnósticos assistidos de avaliação de maturidade i4.0

Saiba mais em: https://www.shift2future.pt/diagnosticoi40

Portal do Financiamento


Acesso ao Portal do Financiamento: https://financiamento.iapmei.pt/inicio/home


Ferramenta de Avaliação de Projetos


Um projeto de investimento é, para os empreendedores e empresas, uma rampa de lançamento para alcançar o sucesso e para vingar num mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, ter uma ideia de negócio não chega para se alcançar o sucesso, é preciso sustentá-la e ter a capacidade de angariar financiamento que lhe dê vida e a faça crescer.

A nova Ferramenta de Avaliação de Projetos  é disponibilizada em duas versões – análise a 5 e a 10 anos -, permite aos empreendedores e às empresas avaliar e testar a viabilidade e a rentabilidade de novos investimentos e sustentar os seus pressupostos. Esta ferramenta é um poderoso aliado para as empresas e empreendedores contribuindo, de forma decisiva, para apoiar a estruturação de uma ideia negócio ou de um projeto de investimento.

Ferramenta de avaliação de projetos (10 anos de exploração)
Ferramenta de avaliação de projetos (5 anos de exploração)


Ferramenta de apoio à Avaliação de Empresas


Os processos de aumento de capital e de fusões ou aquisições, implicam o estabelecimento do valor da empresa ou das empresas envolvidas. A avaliação de uma empresa tem sempre subjacente uma negociação, sendo valor apurado - o preço atribuído ao conjunto de ativos, passivos e expetativas de ganhos futuros -, o montante pelo qual as partes envolvidas, independentes, conhecedoras e informadas, estão disponíveis para realizar a transação.

A Ferramenta de Avaliação de Empresas é de utilização bastante flexível, permitindo aos stakeholders chegar a uma estimativa quanto ao valor da empresa, situação indispensável em diversas situações, designadamente: processos de crescimento com incremento de capital e em processos de transação e ou sucessão.

No caso de empresas na fase inicial do ciclo de vida, designadamente em empresas com forte potencial de crescimento e necessidades de capitalização, a Ferramenta de Avaliação de Empresas constitui um instrumento particularmente útil para facilitar o processo negocial entre os empreendedores e os potenciais investidores.


Última alteração: Sexta, 12 de Janeiro de 2024 às 17:14