SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Nesta área encontra conteúdos informativos sobre as diferentes iniciativas desenvolvidas pelo IAPMEI no âmbito da sustentabilidade e economia circular, incluindo atividades de capacitação empresarial vocacionadas para apoiar as empresas a fazer face aos desafios colocados pela sustentabilidade empresarial.

Temos novidades!


     

Academia #AICEP, em parceria com o IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação, convida-o(a) a participar  no Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade.

Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e práticas em ESG. Inscreva-se já!

(Nota: O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição)


Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade, desenvolvido e produzido pelo Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, em formato assíncrono, é especialmente dirigido às PME portuguesas que ao exportarem serão impactados pelo ESG através da sua inserção nas cadeias de valor quer nos mercados da União Europeia ou em países terceiros. Saiba mais aqui!

Poderá aceder ao curso na plataforma de e-learning da Academia AICEP, em academiaaicep.pt.



Fundamentos ESG

A Academia #AICEP, em parceria com o IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação, apresenta o Curso de Fundamentos ESG, uma iniciativa pioneira do Programa ESG PME Exportadoras, que tem como objetivo sensibilizar as PME para a importância da sustentabilidade na estratégia e modelos de negócio.


A ação, gratuita, é ministrada pela UN Global Compact Network Portugal e está estruturada em dois módulos, com um total de três horas cada. Saiba mais aqui.

O ESG - Environmental, Social and Governance - é mais do que uma tendência global, é um compromisso que queremos que as pequenas e médias empresas em Portugal abracem.

Inscreva-se aqui até 15 de março de 2024

Agarre esta oportunidade de fortalecer a competitividade da sua empresa enquanto contribui para um futuro mais sustentável e responsável! Faça parte desta transformação!


Já ouviu algum episódio?



O Mapa da Sustentabilidade é um programa lançado recentemente pelo IAPMEI e a RDP que dá a conhecer os casos de boas práticas de sustentabilidade empresarial de um conjunto de empresas nacionais, num contexto de transição ESG.

Todas as terças-feiras, no programa Portugal em Direto, da Antena 1, será emitida uma versão de 6 minutos de um novo episódio, estando as versões completas disponíveis na RTP Play.

Veja os episódios já disponíveis e acompanhe os novos lançamentos aqui.



O projeto CIRCO HUB PORTUGAL é um programa de capacitação dirigido a empresas e a designers, orientado para o desenvolvimento de produtos e negócios circulares, assente na metodologia CIRCO (Creating Business through Circular Design), desenvolvida nos Países Baixos e implementada com uma elevada taxa de sucesso.

O objetivo principal do CIRCO Hub Portugal é incentivar a economia circular através do design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares, rumo à sustentabilidade. 

O CIRCO Hub Portugal, financiado pelo Fundo Ambiental, tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que coordena o projeto, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Entre setembro de 2021 e julho de 2023, realizaram-se:

    • 12 tracks de capacitaçãoem ambiente online e on job, em que participaram, com sucesso, 95 empresas de diferentes setores.
    • 4 workshops  de capacitação para designers, também em ambiente online,  que contaram com a participação de 47 designers.

O ciclo formativo (track) para empresas teve a duração global de 22 horas, das quais 13,5 horas ocorreram em três momentos de formação online.

Cada workshop para designers foi constituído por duas sessões e teve a duração global de 7,5 horas. 


Em ambas as situações, a participação foi gratuita sendo confirmada após processo de seleção, de acordo com os requisitos de elegibilidade. 

Esta formação deu lugar a certificação Circo para as empresas e participantes envolvidos. Foram ainda emitidos, para efeitos de contabilização de horas de formação profissional, certificados pela plataforma Sigo aos designers e aos  participantes das empresas que cumpriram todo o percurso formativo.

Para mais informações, consultar projeto CIRCO.

Sugerimos que leia os testemunhos das empresas e designers que já participaram no projeto e veja também o vídeo CIRCO | Criar negócios através do design circular

Os resultados desta edição foram apresentados na Conferência final do projeto CIRCO Hub Portugal "Criar negócios através do design circular", a 26 de setembro 2023, no LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, no Campus de Alfragide, em Lisboa. A Conferência seguiu o seguinte  Programa.






Para aceder às gravações dos webinars realizados no âmbito da  Economia Circular e Sustentabilidade clique aqui.





[BBCODESHOWVIDEOS_EconomiaCirculareSustentabilidade]


Economia circular



Última alteração: Terça, 12 de Março de 2024 às 19:35