Formação-ação para quadros empresariais

O IAPMEI, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (POCI), gere um sistema de incentivo, na modalidade de projetos conjuntos, para apoio às intervenções formativas para empresas, organizadas com recurso à metodologia de formação-ação. Este sistema enquadra-se no Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização. 

A metodologia de formação-ação do IAPMEI é desenvolvida através de ciclos formativos com duração de 12 meses, apresentando uma articulação entre as três componentes que a constituem: workshops (formação em sala), consultoria e ação orientada na empresa.

Este programa visa reforçar a capacidade de gestão e a competitividade das PME e otimizar os processos de modernização e inovação nas mesmas.

Foram identificadas sete áreas temáticas prioritárias a serem desenvolvidas nas Regiões de Convergência (Norte, Centro e Alentejo):

  1. Gestão para a competitividade das PME
  2. Inovação e eficiência de processos produtivos
  3. Estratégias de marketing e vendas nas PME
  4. Gestão de PME na fase de arranque e de crescimento
  5. Gestão financeira e de recursos nas PME
  6. Gerir negócios em ambiente digital
  7. Abordar e atuar em mercados externos

São beneficiárias do programa de formação-ação, as PME até 100 trabalhadores, na aceção da Recomendação nº 2003/361/CE, da Comissão Europeia, de 6 de maio, relativa à definição de micro, pequena e média empresa.

Os promotores dos projetos conjuntos são associações empresariais sem fins lucrativos e com competências dirigidas às PME.

Informações:

Correio eletrónico: academia.pme@iapmei.pt

Última alteração: Segunda, 8 Agosto 2016, 15:27