Formação financeira

No âmbito do protocolo entre o IAPMEI, o Turismo de Portugal e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (constituído pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões),  foi desenvolvido um trabalho conjunto de elaboração do Referencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas (Referencial). Este documento orientador para a execução de ações de formação financeira foi anunciado publicamente a 30 de outubro de 2015, tendo entrado de seguida na fase de consulta pública.

Em 2016 prossegue a revisão, estabilização e disseminação do Referencial, através da dinamização de ações piloto junto de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas e da realização de formação para formadores no âmbito do Referencial.

Ações-piloto no âmbito do Referencial:

  • Da ideia de negócio à empresa (21h), para empreendedores
  • Como financiar o meu negócio (7h), para empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas
  • A contabilidade na gestão da empresa (7h), para empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas

 Para 2017 está prevista a realização de um conjunto de ações de formação nas 5 regiões do país (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), com o objetivo de promover a literacia financeira junto do público-alvo identificado.

Última alteração: Quarta, 10 Agosto 2016, 15:12